Facebook | Instagram                          

AEVAGOS
Um mar de aprendizagens...
  • Início
    • Estabelecimentos
    • Direção
    • Documentos Orientadores
    • Regimentos
    • Conselho Geral
    • Avaliação Interna
    • Politicas de Privacidade
    • Denúncias (MENAC)
    • Noticias/Atividades
    • Oferta Educativa
    • Calendário Escolar
    • Horário Escolar
    • Planificações
    • Critérios de Avaliação
    • Recrutamento
    • ADD
    • Ação Social Escolar
    • Transportes
    • Matrículas
    • Exames e Provas
    • SPO/EMAEI
    • Biblioteca
    • Manuais Escolares
    • Desporto Escolar
    • Eco Escolas
    • Escola Azul
    • Etwinning
    • Oficina LED
    • Erasmus+
    • PADDE (Escola Digital)
    • Pessoas2030
    • Parlamento dos Jovens
    • 2024-2025
    • 2025-2026
  • Contactos

Etwinning - Podcast

Published: 02 July 2025

Sabores del Mundo - Podcast

Produtos Colaborativos Finais

eTwinning

Published: 25 June 2025

É com muito orgulho que apresentamos o logotipo vencedor do nosso projeto  eTwinning Sabores del Mundo – un viaje gastronómico, da autoria das alunas de Espanhol, Bia Ferreira, do 11.º A, e Marta Julião, do 11.º D!

Enhorabuena ao vencedor do AE de Vagos, em Portugal!

 

eTwinning

Published: 08 November 2024

SOBRE O PROJETO ETWINNING FÓRMULA DE FELICIDAD (Formula of Happiness)

No âmbito da disciplina de Espanhol, o Agrupamento de Escolas de Vagos participou no projeto eTwinning Fórmula de Felicidad (The Formula of Happiness).  

Através deste projeto e, ao longo de todo este ano letivo, os alunos de Espanhol das turmas A, B e C do 9.º ano e os alunos de Espanhol das turmas B, C e D do 11.º ano aprenderam que cuidar da nossa saúde física e mental assume uma importância capital na nossa vida – sobretudo tendo em conta o contexto pandémico que atravessamos causado pela COVID-19 – sendo factor determinante do sucesso no âmbito escolar e social e, mais tarde, também no profissional. Estes alunos aprenderam também que o papel das emoções é determinante nos processos de aprendizagem e que cada um de nós tem uma responsabilidade acrescida na construção da sua própria felicidade e na felicidade dos que os rodeiam. Aprenderam a importância de nos sentirmos felizes: perceber o que nos faz felizes, falar de sentimentos e emoções, contribuir para a felicidade de quem nos rodeia, percebendo assim como é importante que cada um de nós cuide de si e que cada um de nós cuide do outro. 

Além de terem partilhado o que sentem e pensam com ouros alunos da mesma escola, com a comunidade escolar a que pertencem e com as suas famílias e amigos, estes alunos também partilharam estas aprendizagens sociais e emocionais com adolescentes e jovens das mesmas idades e respetivos professores e comunidades educativas de nove países europeus, através do trabalho colaborativo e dos encontros virtuais que se realizaram com os alunos e os professores destas mesmas escolas europeias.    

Para a realização dos vários trabalhos os alunos recorreram às novas tecnologias, à Internet e a várias ferramentas digitais, explorando, criando, partilhando conhecimentos e aprendizagens. 

Neste projeto, desenvolvido em três línguas de trabalho (o Inglês, o Francês e o Espanhol), estiveram envolvidos 700 alunos, com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos, da Alemanha, da Croácia, da Espanha, da França, da Irlanda, da Polónia, de Portugal, da Roménia e da Turquia. Foram coordenadores deste projeto os professores Dinis Mendonça e a professora Lídia Fernandes que mensalmente se foram reunindo com os restantes professores participantes, via Zoom. Foram ainda criados e usados regularmente dois grupos de partilhas no Whatsaap para a comunicação, partilha e interação entre os professores parceiros neste projeto.    

 O projeto desenvolveu-se em torno de três eixos fundamentais: “O que te faz feliz?” (os alunos tiveram que descobrir a resposta e exprimir a sua opinião); “O que faz os outros felizes?” (os alunos investigaram na escola, na comunidade e na família…) “Como posso ser mais feliz e fazer os outros mais felizes?” (os alunos realizaram atividades - idealizadas, organizadas e dinamizadas por eles, com o apoio da professora – em que puderam ser ainda mais felizes). Um dos trabalhos finais consistiu numa Tabela (periódica) da Felicidade: uma exposição-síntese de atividades ou situações que fazem os nossos alunos ser felizes. 

Os objetivos centrais definidos para este projeto foram 1) Desenvolver a inteligência emocional e levar os alunos a aplicar conceitos das diversas disciplinas de modo interdisciplinar; 2) Desenvolver o pensamento crítico e o pensamento criativo através da expressão dos sentimentos; 3) Desenvolver a expressão oral e escrita; 4) Melhorar linguagens e textos; 5) Promover a reflexão e a criação de projetos de vida e 6) Fomentar a reflexão sobre elementos e atividades que podemos desenvolver para nos tornar a nós e aos outros mais felizes. 

Além do TwinSpace público, onde foram colocados todos os trabalhos realizados pelos alunos ao longo de todo o projeto, foram criadas páginas referentes ao mesmo, em várias redes sociais (Facebook; Whatsapp; Instagram; Twitter). 

Pela avaliação final dos resultados deste trabalho aos vários níveis, congratulo-me com a experiência francamente positiva que se viveu ao longo destes meses de desafios, descobertas, conquistas, partilhas e aprendizagens, todas elas feitas neste grande grupo de colaboradores e amantes do saber.  

Programas | Candidaturas



O Agrupamento de Escolas de Vagos faz um esforço para garantir que a informação contida neste sitio de internet esteja correta.

A escola não poderá ser responsabilizada por qualquer perda ou dano aos conteúdos aqui disponibilizados. Os utilizadores deste sitio devem manter uma cópia de segurança dos seus trabalhos e ou ficheiros.

A escola não endossa ou aprova conteúdos e ou ligações de terceiros aqui disponibilizados bem como não poderá ser responsabilizada por qualquer erro ou incumprimento legal neles contidos.

 

(c) 2025 aevagos.pt